Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

5MJZ (V) – Bessie Smith

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos; e ainda In Duarte, José, História do Jazz, 2ª. Edição, Editora Sextante, Novembro de 2009)                
                    
Se Luís Villas-Boas é considerado o pai do Jazz em Portugal, José Duarte é também uma figura proeminente e importante na divulgação deste género musical no nosso País.
Estamos a passar, com o auxílio do “Youtube”, como é habitual, algumas das músicas, consideradas obrigatórias pelo José Duarte e constantes numa edição de três CD’s sobre o programa “Cinco Minutos de Jazz”, começado na década de 60 (1966), no “Rádio Renascença”, depois na Rádio Comercial e mais tarde na Antena 1, onde ainda hoje e há mais de 40 anos se divulga o improviso na rádio do nosso país.                 
                 
Bessie Smith (Chattanooga, Tennessee, EUA, 15-04-1894 - Clarksdale, Mississippi, EUA, 26-09-1937) - Foi uma cantora de “Blues” norte-americana. Às vezes referida como "A Imperatriz Do Blues", Smith foi a mais popular cantora de “Blues” da década de 1920 e 1930. Ela é frequentemente considerado como uma das maiores cantoras da sua época, e junto com Louis Armstrong, uma grande influência sobre aos vocalistas de jazz nascidos posteriormente.
No censo americano de 1900 , a mãe de Bessie Smith, Laura Smith, reportou que Bessie nasceu em Chattanooga, Tennessee em Julho de 1892. No entanto, para o censo seguinte de 1910, feito em 16 de Abril, sua irmã, Viola Smith, e o fiscal do censo concordaram em registrar seu nascimento como 15 de Abril de 1894, o dia precedente ao censo. Aquela data aparece em todos os seus documentos seguintes, e foi a data confirmada por toda a família Smith.
Ela era filha de Laura (Owens) Smith e William Smith. William Smith era um trabalhador e também era um sacerdote da igreja Batista, ele era  um ministro do evangelho, em Moulton, Alabama. Morreu antes  que Bessie se pudesse lembrar do pai. Quando tinha 9 anos, perde também, a mãe. A sua irmã mais velha Viola fica encarregue de cuidar dos irmãos e irmãs.             
                  
Empty Bed Blues", gravado nos estúdios da “Columbia”, em Nova York no dia 20 de Março 1928 (*). Nela inclui-se, o seu trombonista favorito, Charlie Green e Porter Grainger, ao piano.                     
                    
(*) 1928 – Bennie Goodman grava, com 18 anos, como chefe de banda; Maurice Ravel compõe o seu celebérrimo “Bolero”; Alexander Fleming descobre a penicilina; Oscar Carmona é eleito Presidente da República e António de Oliveira Salazar torna-se Ministro das Finanças.               
                  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!