Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 24 de março de 2012

Afinal quem são os burros ? - Interacção Humorística (LIX)

Em 16-06-2010. Obrigado.         
                 
Os burros, o mercado de acções e a crise:           
             
Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro. O homem acabou por comprar centenas de burros a 5 euros. Quando os habitantes diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por  cada burro. Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo. É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já não compensava o esforço de ir à caça. O homem anunciou então que compraria os burros a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros. É então que, na ausência, do homem o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:        
            
- Sabeis os burros que o meu patrão vos comprou ? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada ? E assim que o meu patrão voltar vós podeis vende-los a ele pelos 50 euros que  ele oferece, e ganhais uma pipa de massa !!! Que acham ?         
            
Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um.           
                
Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente - somente burros por todo o lado !          
                 
Entendeste agora como funciona o mercado de acções e por que apareceu a crise ?        
               
E entendes agora onde estão os verdadeiros burros ???

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!