Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dave Brubeck partiu hoje...

David Warren "Dave" Brubeck (Concord, California, EUA, 06-12-1920 - Norwalk, Connecticut, EUA, 05-12-2012) - Foi um pianista de jazz e compositor norte-americano. Escreveu uma série de “standards de jazz”, incluindo "In Your Own Way Sweet" e "The Duke". O estilo de Brubeck variou de refinado a bombástico, reflectindo as tentativas de sua mãe na sua formação clássica e nas suas capacidades de improvisação. A sua música é conhecida por empregar medidas e assinaturas de tempo pouco comuns, e sobrepor ritmos contrastantes e tonalidades.
O seu parceiro musical de longa duração, o saxofonista alto, Paul Desmond, escreveu a melodia “Take Five” em assinatura de tempo 5/4, para o “Dave Brubeck Quartet”, e é, sem sombra de dúvida, a composição pela qual Brubeck é mais conhecido. É um “top” clássico de jazz e está num dos álbuns de sempre mais vendidos, “Time Out”.
Durante a sua longa carreira Brubeck experimentou diferentes medidas e assinaturas de tempo, gravando "Pick Up Sticks" em 6/4, "Unsquare Dance" em 7/4, "World’s Fair", em 13/4 , e "Blue Rondo à la Turk" em 9/8. Foi também um compositor respeitado da música orquestral e da sacra. Escreveu ainda, bandas sonoras para a televisão, como “Mr. Broadway” e para a mini-série de animação “This is America, Charlie Brown”.     
         
Take Five – Em 1966 na Alemanha, com Dave Brubeck (piano), Paul Desmond (saxophone alto), Eugene Wright (contrabaixo) e Joe Morello (bateria).      
          
       
          
Faria amanhã 92 anos. Obrigado Dave !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!