Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sábado, 5 de outubro de 2013

Gira-Discos (XLVII)

 

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)     
       
Peter, Paul and Mary (1961 – 2009) – Foram um trio de “Folk” music dos Estados Unidos, composto por Peter Yarrow, Noel Paul Stookey e Mary Travers.
Mary Travers mencionava entre as suas influências Woody Guthrie, Pete Seeger e The Weavers. O grupo fez um tributo a alguns de seus mentores e contemporâneos no seu álbum "Lifeline Concert", de 2004.
O empresário Albert Grossman criou o grupo Peter, Paul and Mary em 1961, depois de uma audição com diversos cantores da cena “Folk” de New York. Após ensaiá-los em Miami, Grossman agendou uma apresentação do trio no “The Bitter End”, um café popular no cenário “Folk” de Greenwich Village. Eles gravaram o seu primeiro disco, “Peter, Paul and Mary”, no ano seguinte. O álbum incluía "500 Miles", "Lemon Tree", e o sucesso de Pete Seeger "If I Had a Hammer" subtitulada de "The Hammer Song" e "Where Have All the Flowers Gone?". O álbum apareceu no “Top Ten da Billboard” por dez meses, incluindo sete semanas na posição número um, vendendo cerca de dois milhões de cópias, ganhando assim um disco de platina duplo da RIAA, só nos Estados Unidos.
O grupo estreou na televisão em 1961 ou 1962 no “Talk Show PM East/PM West”, apresentado por Mike Wallace e Joyce Davidson. Por volta de 1963, Peter, Paul and Mary tinha já gravado três álbuns. Todos os três estiveram no “Top Ten” na semana do assassinato do presidente John F. Kennedy.
Em 1963, o grupo ainda lançou "Puff the Magic Dragon", com música de Yarrow e letra baseada em um poema de um estudante da Universidade Cornell, Leonard Lipton. Embora a lenda afirme que a canção é recheada de referências a drogas, ela provavelmente trata do fim da inocência infantil.
Em 1963, o grupo apresentou "If I Had a Hammer" na Marcha sobre Washington, lembrada especialmente pelo discurso "I Have a Dream " do reverendo Martin Luther King, Jr.. Um de seus sucessos mais importantes foi a canção de Bob Dylan "Blowin' in the Wind". Eles também cantaram outras canções de Bob Dylan, como "The Times They Are a-Changin'"; "Don't Think Twice, It's All Right" e "When the Ship Comes In", talvez a sua música mais memorável. O seu produtor, Albert Grossman, também era empresário de Dylan. O seu sucesso com a música de Bob Dylan "Don't Think Twice, It's All Right" ajudou a projectar o álbum do próprio Dylan "The Freewheelin' Bob Dylan", lançado poucos meses antes.
"Leaving On A Jet Plane", escrito pelo amigo do grupo John Denver, tornou-se o seu único sucesso “Top 1” (bem como o seu último êxito “Top 40”) em Dezembro de 1969, e foi o único single, disco de ouro com um milhão de cópias vendidas. "Day Is Done", Êxito número 21 em Junho de 1969, foi o último sucesso “Hot 100” que o trio gravou.
O trio terminou em 1970 e todos seguiram em carreiras solo, com sucesso muito aquém do que eles haviam experimentado como grupo.
Em 1978, eles reuniram-se para um concerto contra a energia nuclear, continuaram a gravar discos juntos e planejaram uma digressão, fazendo cerca de 45 espectáculos por ano, até a morte de Mary Travers em 2009.       
        
"Blowin’ In The Wind”, de Bob Dylan e escrita em 1962.     
         
       
           
How many roads most a man walk down
Before you call him a man ?
How many seas must a white dove sail
Before she sleeps in the sand ?
Yes, how many times must the cannon balls fly
Before they're forever banned ?
The answer my friend is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind.
Yes, how many years can a mountain exist
Before it's washed to the sea ?
Yes, how many years can some people exist
Before they're allowed to be free ?
Yes, how many times can a man turn his head
Pretending he just doesn't see ?
The answer my friend is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind.
Yes, how many times must a man look up
Before he can see the sky ?
Yes, how many ears must one man have
Before he can hear people cry ?
Yes, how many deaths will it take till he knows
That too many people have died ?
The answer my friend is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind.      
        
"Leaving On A Jet Plane”, de John Denver e escrita em 1966. Aqui no 25º. Aniversário do grupo.       
         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!