Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Paolo Fresu – Groups & Soloists of Jazz (XXIX)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos)

Paolo Fresu (Berchidda, Sardinia, Itália, 10-02-1961 – 20xx) – É um  trompetista e “flugelhorn” de Jazz italiano, como também, compositor e orquestrador. Aclamado internacionalmente, trompetista da Sardenha tem realizado espectáculos por em todo o mundo ao longo dos últimos 30 anos, com um histórico de 300 gravações. Fresu também é professor e director artístico de festivais de Jazz de renome internacional, tais como “Time in Jazz”  e “Nuoro Jazz”. Está envolvido na produção de vários projectos de multimédia, cooperando com actores, dançarinos, pintores, escultores e poetas. Tem escrito música para cinema, documentário, vídeo, bailado e peças de teatro. Fresu vive em Paris, Bolonha e Sardenha. O som da sua trombeta original é reconhecido, como um dos mais distintos, na cena Jazz contemporâneo.

Il Silenzio, em Forte Dosso del Somme, Folgaria, Trento, em 27 de Julho de 2014.


Chiaro, com o quinteto de Paolo Fresu, celebrando o seu 30º aniversdário e extraído do álbum “¡30!” de 7 de Abril de 2014.


Alma, do álbum “Alma” de 2012, com Paolo Fresu (trompete), Omar Sosa (piano) e Jacques Morelenbaum (violoncelo).


Si Dolce È Il Tormento, com Uri Caine (piano), no Mezzo.

17 comentários:


  1. Em três palavras... UAAAAUUU!!!
    Olha, fiquei tão embasbacada que as outras duas até me esqueci quais eram!! :))
    Onde andava este giraço que eu não o conhecia??

    Adorei as duas últimas músicas, principalmente a "Alma"!
    Já ouvi duas vezes e vou agora para a terceira vez que a ouço.
    Hoje gasto-te mais luz porque não vou sair tão cedo daqui... mas põe na conta do condomínio! :D

    Beijinhos... de luz acesa
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afrodite

      Na minha vida de procura de coisas diferentes e pesquisa em ouvir músicos com diferentes sonoridades, levou-me a encontrar aqui há uns tempos o nosso trompetista Paolo Fresu.
      Sinto-me contente porque quando somos persistentes na procura, somos recompensados, e foi o que aconteceu comigo porque, este músico instrumentista é soberbo !
      A composição "Alma" é na realidade maravilhosa.

      Obrigado

      Eliminar

    2. E porque ma deste a conhecer, ela tem-me feito companhia ao longo destes já cinco anos!
      Como voltaste a trazer Paolo Fresu ao Pacto, vim recordar esta publicação mais antiga.

      Se puderes, substitui os vídeos que já desapareceram do Youtube.

      Beijinhos gratos
      (^^)

      Eliminar
    3. Consegui substituir os videos por outros existentes. Vamos ver quanto tempo dura ! :(
      Clara obrigado

      Eliminar
  2. Ricardo, tu trouxeste aqui o Fresu!
    Conheço bem a obra dele. Comecei a amá-lo aquando da preparação da primeira viagem à Sardenha - e já lá vão duas - e entranhou-se um caso de paixão.
    Gosto muito do trabalho com Uri Caine.
    Tenho um carinho especial por "Passalento".
    Soberbo.
    Beijo e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel

      Como disse à Afrodite enconttei-o aqui há uns tempos. Gosto de ouvir Jazz e ando sempre a tentar encontrar novas sonoridades, dentro dos mais variados instrumentos. O trompete é um instrumento que aprecio imenso, desde as sonoridades de Dizzi Gillespie, Freddie Hubard, e muitos outros.

      Vou ouvir o teu conselho e escutar "Passalento".

      Obrigado pela visita e pela sugestão

      Eliminar
  3. Antes de partir, tinha que passar por aqui, infelizmente não ouvi nada, porque o meu Pc resolveu emudecer e eu ainda não sei pô-lo a tocar. Vou triste, mas espero que no outro lado do mundo eu consiga ouvira as tuas escolhas, que pelos comentários devem ser de sonho.

    Tem uma óptima semana Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Problemas de software. Algo que instalaste que te eliminou o som ! (digo eu!)
      São umas escolhas como outras quaisquer, diferentes do que passa nas nossas rádio e televisão !

      Obrigado Manuela

      Eliminar
  4. Nao conhecia. Gostei imenso.
    Thanks!
    : )

    ResponderEliminar
  5. Pois, não conhecia... Achei esta seleção muito agradável, e melancólica também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa tenho de confessar que às vezes gosto de música melancólica. É mesmo assim !

      Obrigado

      Eliminar
  6. Ouve-se mesmo muito bem, óptima partilha!
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que te sirva de inspiração para um prato algo doce, mas não excessivamente !

      Obrigado M.

      Eliminar
  7. Não conhecia este Quinteto de Paolo Fresu. Ouvi um bocado de cada vídeo, mas sem dúvida, a melodia que mais gostei e ouvi até ao fim foi "Chiaro". Que som!
    Gostei, francamente!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita são todas para ouvir até ao fim ! :)) O Jazz é como os antibióticos. Devem-se tomar por prescrição médica e todo o frasco !

      Obrigado

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!