Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

domingo, 17 de abril de 2016

Inesquecíveis (XI)

(Dados Biográficos In Wikipédia e/ou In AllMusic.Com - Todos os excertos das biografias foram adaptados e algumas vezes traduzidos por Ricardo Santos) e (http://memoriaglobo.globo.com/ da TV Globo)

Novela:          O Astro                                 
Ano:               1977  
Tema:             Que Pena
Intérprete/s:   Peninha (19??)                              
Autor/es:        Peninha



Novela:          Vereda Tropical                  
Ano:               1985  
Tema:             Um Dueto    
Intérprete/s:   Francis Hime (31-08-1939) e Gal Costa (26-09-1945)                                  
Autor/es:        Francis Hime e Capinam

19 comentários:

  1. Do Astro lembro-me lindamente. A outra já não vi. As novelas brasileiras tinham músicas lindas, não é como as nossas que apresentam cada parolada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As novelas brasileiras tinham quem melhor compunha e interpretava na MPB.

      Obrigado Graça

      Eliminar
  2. Lembro-me muito bem! Gosto imenso!
    Vou (re)ouvi-las já de seguida.

    Beijinhos, Ricardo :)

    ResponderEliminar
  3. A segunda da novela Vereda Tropical estou a ouvir e acontece o mesmo que da última vez. Não tenho ideia de ter ouvido nem consigo enquadrar em nenhuma cena da novela. Um dueto muito bom.

    A primeira não deu para ouvir. Diz que ocorreu um erro e para tentar novamente, mais tarde. Vou tentar. Espero não perder o comentário.

    Pois é, Ricardo. O tema do Astro não dá. Tende vetr o que se passa, acho que o defeito não deve estar no meu PC, uma vez que oiço a outra.
    Voltarei amanhã para ver em que param as modas.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira já está a funcionar como deve de ser. Devo ter-me enganado a copiar o código html.

      Obrigado Janita

      Eliminar
  4. Ainda não apareceu a minha favorita.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que já ... vê aqui !
      Não é a composição "Dona" ?

      opactoportugues.blogspot.pt/2016/02/inesqueciveis-ix.html

      Um Abraço

      Eliminar
    2. A novela é essa.
      A música não :))

      Eliminar
  5. Lembro-me bem do Astro , do enredo e dos temas musicais, mas a Vereda Tropical, já não vi, nem sei bem porquê.
    Os músicos brasileiros arranjam sempre canções que encantam.

    Boa semana Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São músicas que transmitem muita emoção, na maior parte dos casos.

      Obrigado Manuela

      Eliminar
  6. Os dois temas são de facto belos, Ricardo !
    Relativamente às telenovelas é que já não guardo lembranças, para alem dos nomes delas ! ... mas não as devo ter seguido e portanto, para mim e por isso, não se tratará de "inesquecíveis" ! :)) ... Não as devo ter ouvido, nem visto as telenovelas !
    Como já disse, houve uma fase da minha vida profissional em que saia de casa às 7 da manhã e chegava às 9 da noite ! ... e as conversas com a mulher e filhos absorviam todo o tempo à semana à noite ! :)
    Entre os meus 37 e os 45, foi de facto o meu período mais activo, profissionalmente ! :))

    Abraço ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois comigo passou-se algo idêntico no meu tempo de técnico, década de 90, por isso ainda vi algumas ! Entre os meus 37 e os 47 anos, por isso, embora mais tarde no tempo do que tu, mas com a mesma idade.

      Um Abraço

      Eliminar
  7. Caro Amigo contemporâneo Ricardo Santos.
    Nunca foi telenoveleiro de carteirinha por conta dos meus árduos/fascinantes ofícios, que me impunham jornada de trabalho das 7h00 às 23h00, mas claro que as telenovelas deixaram marcas indeléveis entre nós também por conta da trilha sonora.

    Caloroso abraço! Saudações telenovelistas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixaram as marcas da MPB, excelentes músicos, cantores e compositores.
      Obrigado Professor

      Eliminar
  8. Pois eu também me lembro perfeitamente do primeiro teme e da novela O Astro. Já o segundo não tenho ideia. Também não recordo muito essa novela que provavelmente não acompanhei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas delas eu também não me recordava. Fui ao "site" da TV Globo procurar a banda sonora de todas elas. Obrigado Luísa

      Eliminar

  9. Curiosamente, apesar de ser novita e as memórias das duas primeiras telenovelas estarem já muito esfumadas na minha mente, recordo-me bem do 1º tema e do segundo não tenho qualquer referência. Da banda sonora da "Vereda Tropical" só me lembro do tema principal cantado pelo Ney Matogrosso.

    Gosto desta tua rubrica porque normalmente vou atrás das músicas para o Youtube e recordo imagens de alguns episódios das telenovelas em causa.
    E recordar é viver, não é verdade!?

    Beijinhos com sotaque
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta rúbrica irá continuar por mais uns tempos enquanto existirem videos no Youtube, visto que existem muitas cópias que depois desaparecem muitas por licenciamento e outras porque quem o carregou o retirou. Ainda tenho umas quantas músicas para vos fazer recordar !

      Obrigado Afrodite

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!