Dá a surpresa de ser

Dá a surpresa de ser É alta, de um louro escuro. Faz bem só pensar em ver Seu corpo meio maduro.

Seus seios altos parecem (Se ela estivesse deitada) Dois montinhos que amanhecem Sem ter que haver madrugada.

E a mão do seu braço branco Assenta em palmo espalhado Sobre a saliência do flanco Do seu relevo tapado.

Apetece como um barco. Tem qualquer coisa de gomo. Meu Deus, quando é que eu embarco? Ó fome, quando é que eu como?

10-9-1930 - Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995) - 123.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Rapsódia em Blue de George Gershwin

Alguém que nos deixou muito cedo, o excelente compositor norte-americano, George Gershwin. A composição é uma das mais conhecidas e o executante é o famosíssimo maestro que nos deslumbrou em programas de televisão, Leonard Bernstein, infelizmente também já desaparecido.

George Gershwin (26-09-1898 – 11-07-1937), Rapsódia em Blue (1924), Leonard Bernstein (25-08-1918 – 14-10-1990)


10 comentários:

  1. Piano, piano, piano...como eu adoro estas duas excelentes interpretações!
    Muito obrigada pela partilha Ricardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "Rapsódia em Blue" é um excepcional concerto composto por Gershwin que sabe muito ouvir e aqui interpretada pelo celebérrimo maestro Leonard Bernstein que nos maravilhou na RPT com os seus célebres "Concertos para Jovens", se me lembro bem do nome !
      Obrigado Manuela

      Eliminar
  2. Ainda não há muito tempo me deliciei a ouvir esta Rapsódia em Blue. Agora voltou a ser muito agradável ouvir Leonard Bernstein.
    Adorava quando era ele a reger a Orquestra Filarmónica de Viena nos maravilhosos Concertos de Ano Novo, que ainda acompanho pela TV, claro!

    Um abraço, Ricardo e obrigada por estes momentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita penso que o Leonard Bernstein nunca dirigiu a Filarmónica de Viena nos concertos de Ano Novo (https://pt.wikipedia.org/wiki/Concerto_de_Ano_Novo_de_Viena), isto é somente um aparte, não importante, mas ele dirigiu os Concertos para Jovens (Young People's Concerts) que davam na RTP aqui há muitos anos (https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonard_Bernstein)

      ... e muito aprendi (falo por mim!) nessas excelentes transmissões televisivas !

      Abraço Janita

      Eliminar
  3. Não, Ricardo? Então devo estar a confundir com von Karajian. Aliás, é mesmo esse. Um Maestro muito exuberante, que se mexia e remexia ainda mais do que a batuta.:) Ultimamente têm regido a Orquestra maestros muito jovens.
    Irei dar uma vista de olhos nos links da wikipedia que deixaste.
    Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Janita, o austríaco Karajan dirigiu a Filarmónica de Viena, nos Concertos do Ano Novo. Se seguires o link da Wikipédia que te enviei vês quem foram os vários dirigentes de orquestra, nesse fabuloso Concerto !
      Obrigado

      Eliminar
  4. Tal e qual como Woody Allen sou uma grande fã de George Gershwin. Tenho o CD deste concerto.

    Os "concertos para jovens" do Leonard Bernstein no Cornegihall são inesquecíveis, assim como o melhor musical de todos os tempos: West Side Story.

    Boa noite 🌽

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho um CD deste concerto que ainda engloba "Um Americano em Paris" e a "Abertura Cubana". Os "Concertos para Jovens" no Carnegie Hall são perfeitamente inesquecíveis, bem como e muito bem disseste "West Side Story", UM DOS melhores musicais de todos os tempos, a par com alguns outros e muitos da época pop/rock, como "Jesus Christ Supertar" !
      Obrigado Teresa

      Eliminar

Eu fiz um Pacto com a minha língua, o Português, língua de Camões, de Pessoa e de Saramago. Respeito pelo Português (Brasil), mas em desrespeito total pelo Acordo Ortográfico de 90 !!!